Image Map

quinta-feira, 22 de janeiro de 2015

Sonho de ser ATOR/ATRIZ - Como proceder?

Oláaaa, meus amooores!!
Este é um post de foco duplo (feminino e masculino). O intuito é esclarecer as principais dúvidas que as pessoas com o sonho de ser ator ou atriz possuem! Vamos lá então?

1. Quero ser ator/atriz, como começar?
    Bom, nem tudo são flores e o caminho é árduo! Primeiro, repense!!! É isso mesmo o que deseja? Tem CERTEZA? Se a resposta for SIM, o primeiro passo é pesquisar diferentes cursos de Artes Cênicas. Vale faculdade também. Procure saber o método aplicado, os dias de aula, carga horária, se há apresentações em público, se é credenciado ao SATED (Sindicato dos Artistas e Técnicos de Diversões) de seu Estado (confira no site do próprio órgão), se eles possuem boa reputação, se fazem indicações no meio artístico e se oferecem o DRT provisório (quando o aspirante a ator ainda está em curso). Ah, confira os valores também! Existem muitos lugares com valores bem salgados e nem são tão bons assim!

2. Tá, mas e depois que encontrei uma boa escola de atores?
    Agora é a hora de se matricular! Se o curso for gratuito (e você passou na seleção, é claro) ou se ganhou alguma bolsa de estudos, melhor ainda! Mas se pagará o valor integral do curso, corra e garanta sua vaga. Leve toda a documentação necessária e o valor de matrícula, lembrando que muitos lugares pedem de 2 à 3 fotos 3x4. Preencha a "papelada" e aguarde o começo das aulas.

3. Estou fazendo o curso, já posso me considerar ator/atriz?
    Depende! Faça uma autoanálise de forma bem sincera. Você está atuando BEM? Conhece as técnicas e sabe aplicá-las na hora H? Sabe o básico sobre a História da Arte? Já passou do módulo Básico? Pois bem, se a resposta para todas essas perguntas é "sim", você já pode se considerar um ator/atriz sem DRT. Se não,  continue a batalha até obter o resultado desejado.

4. Quantas modalidades existem até a conclusão do curso?
    Depende da escola que você escolheu! Não posso dar um número "X", levando-se em conta o fato de cada escolha ter seu método. Onde eu fazia meu curso de Artes Cênicas, eram 6 módulos: B - I e B - II (básicos 1 e 2); I - I e I - II (intermediários 1 e 2); e A - I e A - II (avançados 1 e 2). Mas há escolas que oferecem cursos apenas de Básico com duas modalidades (duração de 1 à 2 anos) e demais modalidades (avançados e profissionalizantes) também de 1 à dois anos cada, mas todos de forma separada. E outros com modalidades diferentes (Humor - Drama - Cinema) etc. No geral, são 6 módulos, mas dependendo do local escolhido pode ser mais ou menos.

5. O que devo aprender nessas escolas de atores?
    O que todo ator ou atriz deve saber! Ser ator/atriz não é brincadeira, como muitos pensam... não é mole, não! É uma responsabilidade bem graaaande!! Você aprenderá sobre o que é ser ator, sobre a história da arte (sim, todo tipo de arte!), aprenderá ainda mais o português (um ator deve falar muito bem, pois trabalha com a comunicação!), sobre o carnaval, sobre os diferentes tipos de atuações, sobre técnicas e metodologias de interpretações, os cuidados que se deve ter com o corpo e a voz entre outras coisas. Também terá aulas práticas de atuação (drama, comédia e outras), expressão corporal e expressão vocal, bem como aulas de cenografia e adereços. Se sua escola oferecer aulas de Cinema, Dublagem e TV, melhor ainda!!!

6. Posso continuar tendo uma rotina normal mesmo fazendo um curso de atores?
    Lamento informar mas, não! Infelizmente, não! É inevitável que sua vida da água para o vinho e a falta de tempo torne-se sua mais nova amiga (ou inimiga, dependendo do ponto de vista). Você terá que aprender a conviver com inúmeros imprevistos, broncas de diretores e a dizer "não" para amigos e família. Se você trabalha ou estuda outra coisa, complica ainda mais, pois terá que aprender a conciliar ou desistirá. Adeus baladas. Adeus horas de sono. Adeus viagens com a família, amigos ou namorado(a). Adeus feriados e fins de semana. Adeus para um monte de coisas que você fazia. Tudo será substituído por ensaios, ensaios e mais ensaios.

7. Não tenho DRT, mas já quero trabalhar no meio, como faço?
    Faça um Book com um bom profissional e procure agências de modelos e atores para se cadastrar. Leve sempre, em cada uma das agências que você visitar, uma mídia (CD ou DVD) contendo suas melhores fotos (profissionais e recentes, ein!) e deixe com eles. Descreva suas habilidades, tais como cantar (se você canta), dançar (se você dança), desfilar (se você desfila), atuar (se você for bom com interpretação, apenas), etc. ATENÇÃO: agências boas meeeesmo não cobram cadastro, agenciamento e nada do gênero, cobram apenas um percentual em cima do trabalho que você conseguir. O facebook oferece muitas oportunidades, fique atento sempre. Construa um álbum (modo público), em seu perfil, com suas fotos profissionais, e entre em vários grupos de modelos e atores. Averigue sempre os posts, os perfis que postam as oportunidades e as propostas.

8. Quero montar meu portfolio, como faço?
    Já fez seu Book? Ainda não? Pois bem, esse é o primeiro passo! Contrate um bom fotógrafo e obtenha suas fotos profissionais. A atualização dessas fotos é obrigatória (anualmente). Procure por trabalhos em permuta, como fotógrafos iniciantes, lojas novas e estudantes de Cinema e Audiovisual. Sistema Permuta:
Para os fotógrafos iniciantes, você dá sua imagem e em troca ele lhe dá as fotos.
Para as lojas novas, você dá sua imagem e eles lhe dão a oportunidade de você fazer as fotos da loja, garantindo assim uma experiência de trabalho no meio artístico. Às vezes, você até ganha uns trocados ou algumas peças de roupas.
Para os estudantes de Cinema e Audiovisual, você dá sua voz e imagem (interpretação) e eles lhe dão a oportunidade de viver um personagem em um trabalho amador deles (trabalhos acadêmicos), que lhe servirão de portfolio.

9. O que é "book"? E "videobook"?
    O book é um meio de você expor sua imagem, seu trabalho como modelo e/ou atriz por fotos. Pode ser entregue em formato digital (mais comum), como mídias de CD ou DVD e/ou em matéria física, como livros. Hoje em dia, você tem a possibilidade de escolher um entre váááários fotógrafos, olhe sempre seus trabalhos anteriores. E também pode escolher entre fotos internas (estúdio) ou externas (ao ar livre). Podem ser fotos temáticas ou comum, e você ainda pode escolher entre book de modelo ou de ator/atriz. O de modelo são poses variadas, geralmente leves sorrisos, séria(o) ou a boca levemente entreaberta, já o de ator/atriz você pode fazer a pose que quiser, bem como fazer caras e bocas, pois o ator tem que saber se expressar de diferentes jeitos. Lembre-se que é bom ter, ao menos, 3 fotos mais básicas (sorrindo, séria(o) e a boca levemente entreaberta).
   Já o videobook é sempre oferecido em formato digital, pois é um vídeo feito por um profissional da área de audiovisual. Nele, o ator deverá mostrar toda sua arte na interpretação, por isso deverá (obrigatoriamente) decorar um monólogo de 3 à 5 minutos, de drama ou comédia, e intrepretá-lo na hora da gravação. É feito sempre em estúdio, devido o fato de ter o fundo liso e não poder ter nenhum som ou ruído além da voz do ator. O ator deve estar preparado o suficiente para estar frente à frente com uma única pessoa, pois precisa estar relaxado e inspirado para entrar no personagem ao ser filmado. Este vídeo será editado e entregue em mídia DVD para o ator, que deverá entregar este material às agências.

10. Como faço para tirar meu DRT sem fazer um curso ou faculdade de Artes Cênicas?
      É o caminho mais difícil (e longo!), mas tem como. Você precisará conseguir trabalhos no meio artístico (como modelo e ator/atriz), procurar as técnicas disponíveis em sites e no youtube, dicas e treinar muito em casa. O book também é imprescindível! Procure conseguir bons contatos, boas indicações, faça testes, faça trabalhos em permuta e junte material o suficiente para ir ao SATED e conseguir seu documento para atuar de maneira profissional. Lá no site do próprio SATED, eles possuem uma tabela com todos os documentos que devem ser levados, bem como quantos trabalhos você deve ter feito (todos comprovados) e a carga horária que você trabalhou no meio. Veja se você alcançou a carga horário e se tem como provar que realizou todos os trabalhos. Se sim, estude muito sobre a arte, pois você passará por um teste. Se passar no teste também, tenha o valor "x" do registro DRT para pagar e prontinho. É só esperar seu DRT ser liberado para você ser um profissional do entretenimento.


Vocês ficaram com alguma dúvida? Se sim, deixem ela aqui nos comentários que responderei à cada um de vocês assim que puder.

Ah, já viram meu Monólogo "A Órfã", sob a direção de Virginia Nascimento? Não??? Assistam e me digam o que acharam então. É sobre aquela menina do filme de terror, a Esther... Este monólogo me rendeu duas premiações: Melhor Atriz Revelação de Suspense/Terror e Melhor Monólogo de Suspense/Terror, em 2014.


Abaixo o vídeo do monólogo:




Um graaaaande beijo!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

INSTAGRAM