Image Map

sexta-feira, 30 de janeiro de 2015

MINI COELHOS - CUIDADOS ESSENCIAIS

Pessoal, esse post foi um pedido de uma amiga minha que é leitora do blog. Na verdade, ela pediu para fazer um post sobre o Amadeu, meu mini coelho adotado, da raça mini-loop... Mas, daí pensei... Falar sobre o Amadeu somente acrescentará o quê para minhas amigas leitoras?! Foi quando concluí que seria interessante falar sobre os cuidados básicos e essenciais para quem tem ou quer ter um mini coelho. SIM, um mini coelho é diferente de um coelho... E não é só na altura e peso, juro.

Primeiramente vou lhes contar como o Amadeu surgiu na minha vida. Eu já havia adotado 3 animais... uma cachorrinha dachshund (a famosa salsichinha), chamada Rayca. Uma cachorrinha SRD (adotada com meu noivo, Bruno), chamada Lola! E um hãmster anão russo (terrível, por sinal!), chamado Frederico - vulgo Fred. Então, como já deu para perceber, tenho paixonite aguda por animais, e principalmente pela causa animal: Adoção. Ah, quase esqueci de comentar. Também temos a cachorrinha shi-tzu da minha mãe (esta foi comprada em pet shop), chamada Laylla... E os 3 passarinhos da minha avó (agora são dois, já que o canário Príncipe foi furtado esses dias na nossa própria área de serviço, acreditam? Depois conto isso a vocês!), a canária Tica e o coleirinha Joe.

Voltando ao Amadeu, eu estava passeando pelo Facebook, quando vi em um grupo chamado "FreeShop - Baixada Santista", o post de uma moça doando um mini coelho. Fiquei morrendo de vontadeeee, e não me controlei. Sorry. Adicionei a moça e mandei uma mensagem privada para ela, conversamos a respeito e consegui adotar o Amadeu. Meu noivo foi buscar comigo e o trouxe dentro de uma caixa de papelão (isso que é amor! hahaha).

Daí então, descobri que ter um mini coelho não é nada fácil! Eu já tentei ficar com uma lebre, mas não rolou... São terríveis!!! Já os Mini Coelhos dão muito trabalho, mas bem menos que as lebres. Então aí vão algumas dicas para vocês que querem ter um ou que já possuem mas ainda estão aprendendo como cuidar:

* Providencie uma coelheira (gaiola para coelhos), quanto maior e mais reforçada, melhor! Os coelhos/mini coelhos fazem malcriação quando são contrariados e em uma dessas "malcriações" eles podem quebrar alguma parte da coelheira. Prefira as que já vem com depósito para comida.

Compre um bebedouro razoavelmente grande, pois eles bebem muuuuuita água! E fique sempre de olho se a água está fresca para consumo, bem como se ele está tendo acesso a ela, pois às vezes pode ocorrer de o bebedouro escorregar e ficar encostado na base da coelheira. É preciso mante-lo alto.

Repare na bandeja da coelheira. É importante que esta seja grande e de plástico, uma bandeja mesmo! Nada daquelas fininhas de alumínio... Quando os coelhos/mini coelhos fazem xixi, é um jatinho fedido, e comumente espirra para os lados. Então por questão de higiene, opte pelas plásticas.

Sobre a ração: prefira SEMPRE as de boa qualidade! Sério, isso não é uma dica qualquer, faz toda a diferença para o seu peludo! A ração ideal para seu orelhudo é o alimento extrusado (parecem uns 'pininhos' verdes)! Eu costumo comprar o da marca Funny Bunny, de 1kg e 800g, é uma excelente marca mesmo, mas existem algumas outras no mercado. Poucas são recomendadas, então fiquem atentos! Ah, vale lembrar que no pacote da ração deve estar escrito "para coelhos", pois coelhos não comem exatamente as mesmas coisas que roedores, afinal eles são logomorfos!!! Também costumo dar ao Amadeu, um alimento extrusado que é toooodo coloridinho, da marca Alcon... Misturo sempre na ração dele, mas em pouca quantidade.

 
(alimento extrusado Funny Bunny)

 
(alimento extrusado Alcon)


* Sobre a higiene: Ohhh sim, fator mais que importante este!!! Coelhos e mini coelhos cheiram muuuito mal se não sem bem tratados, e transformam o local em que vivem em chiqueirinho de tanto mau cheiro e sujeirinha. Para evitar que isso aconteça, é preciso ter alguns cuidados, e o banho não está incluído! Pois é, mini coelhos NÃO devem tomar banho! Tem pessoas que conheço, que dão... Mas o recomendável é não dar, já que banhos costumam estressá-los muito, podendo levar à morte. Então, tenha sempre luvas de látex, sacos de lixo (aqueles pretos, sabe?), detergente, uma esponja (só para esse trabalho, pelamoooor) e vinagre! Retire a bandeja da coelheira e sua grade interna. Lave a grade interna com a esponja e detergente, e depois passe vinagre. Enxague bem. Depois retire toooda a sujeira que está na bandeja, jogue no saco de lixo e lave muuuuito bem com esponja e detergente, passe o vinagre, esfregue e enxague direitinho. Seque ambas as peças. Não esqueça de lavar o bebedouro, bem como o depósito de ração, trocar a água e lavar todos os acessórios que estavam na coelheira. Uma dica para reduzir esse momento traumatizante (recolher a sujeira): na hora de forrar a bandeja, use 3 folhas de jornal (não é recomendável por causa da tinta e blábláblá) e por cima um tapete higiênico (sim, estes usados para cães), assim a tinta do jornal nem se aproxima do mini coelho e o xixi é absorvido com mais eficiência. Esconda todas as abas do tapete para que ele não puxe e coma, se ficar estressado. Ainda por cima do tapete higiênico, deve-se usar umas pedinhas que ajudam a eliminar o odor da sujeira. Eu uso a marca Pipicat, é tipo uma areia com partículas que reduzem o odor, e acreditem... Isso salva minhas narinas! Espalhe essas pedrinhas por toda a bandeja e coloque a grade de volta. Esta limpeza deve ser realizada a cada dois dias no máximo!!!

 
(areia de higiene para seu mini coelho - Pipicat)


* O feno é FUNDAMENTAL para a saúde e felicidade do seu orelhudo! Ele deve ser espalhado em grande quantidade por todos os lugares que seu mini coelho gosta de ficar, pois é um alimento que deve ser consumido na porção que ele quiser, deve estar sempre a disposição do peludo.

* Já a alfafa deve ser dada, no máximo, 3x por semana e em quantidade reduzida. Utilize aqueles porta alfafas, auxiliam muito!

* Potinhos... Cuidado com os potinhos que você escolher para seu mini coelho! Eles costumam brincar e fazer malcriações com os potinhos, arremessando-os longe com os dentes. Ah sim, os dentes nunca param de crescer hahaha por isso tenha sempre brinquedinhos que o auxiliem a controlar o crescimento sem fim de seus dentinhos. Prefira os potes de cerâmica, pois são pesados e difíceis de serem levantados por eles, ou os de alumínio (mas aqueles pesados, ein!).

* Não coloque roupinhas e acessórios no seu mini coelho. Pode ser muito fofinho, mas é também muito incômodo para ele. E assim como você e eu, ele também quer se sentir confortável!

* Descanso de Patas é um acessório bem bacana para seu mini coelho, mas nem todos se acostumam e às vezes usam este item como sanitário. Para quem ainda não sabe o que é, é uma tábua (relativamente grossa) de madeira (deve-se ter o cuidado de escolher uma madeira apropriada para os mini coelhos, pois eles podem querer roer também) que é introduzida na coelheira e muito usada para eles deitarem em cima, na hora de dormir, para que não machuquem as patinhas nas grades. Comprei uma para o Amadeu, achando que ele ia amar, e ele resolveu usá-lo de sanitário. Retirei da gaiola.

* Seu orelhudo deve ser livre, pois liberdade não se pode privar de ninguém, inclusive de um mini coelho! Coelhos, em geral, gostam de correr, pular, são curiosos por natureza e bastante pirracentos também. Assim, se você o privar de tal liberdade, ele não será feliz e terá problemas de saúde. Lembrando que sempre que ele estiver solto, tem que estar sob a supervisão de alguém responsável. E por favor, certifiquem-se de que o local é seguro para ele.

* Tocas e afins são itens legais, eu ainda estou querendo comprar uma para o Amadeu, mas não é primordial. E veja a madeira que é feita a toca também, lembre-se que, por ser madeira, ele pode querer roer. Não é qualquer madeira que mini coelhos podem roer.

* Banheirinhos são peças dispensáveis, já que nem todos mini coelhos aprendem a utilizá-lo. É um item adicionado à coelheira, em um dos cantos da mesma, e deve ser usada como sanitário dos orelhudos. Para acostumá-lo, deve-se retirar a grade de proteção e colocar umas 3 bolinhas de fezes e algo com o cheiro da urina dele. Recoloque a grade. Deve-se passar ao menos duas horas por dia tentando ensiná-lo. Nem tentei com o Amadeu, pois do jeito que ele é atentado..........

* Cercadinho é um jeito bacana de você deixar seu amigão solto e seguro (com supervisão) em determinado local de sua residência. Pode ser o quintal (se não estiver chovendo e nem sol... tem que estar um dia normal... Ou na garagem coberta (e fechada!)... Ou até mesmo dentro de casa. É só comprar as telas de arame, montar e tchãrãn!! Um espaço só dele!

* Banhos molhados não são indicados aos mini coelhos. Ah, mas como vou limpá-los então? Fácil, existem os banhos secos!!! O banho seco é um pó branco (ou spray) que você passa no seu peludo, com todo o cuidado do mundo para não entrar em suas orelhas, nem ir para os olhos e focinho. Espalhe bem esse pó por todo seu corpinho, e principalmente, rabinho e peitoral. Depois escove os pelos do seu mini coelho, quanto mais você escovar (com delicadeza, tá meu bem?) melhor é para seu orelhudo! Além de ativar a circulação sanguínea, também auxilia na retirada de pelos mortos, que são muuuuitoooos, e se não forem retirados, ele pode acabar comendo em um de seus "banhos de gato" e virar uma bola de pelo em seu estômago. Também recomendo que você faça massagens nele, isso além de relaxar, fará com que ele se sinta mais amado por você, e por isso, confie mais também. Faça tudo isso sempre conversando calmamente com ele, esse é um momento só de vocês.

* Cuidado com seu mini coelho. Coelhos, de modo geral, são presas fáceis para quase todos os animais que existem no mundo. Então, cachorros, gatos, etc podem atacá-lo. Fique sempre em alerta!

* Não! Mini coelhos não precisam ser vacinados!!! Mas, podem (e devem!) ser castrados. Vejo muitos casos de abandono de orelhudos e o caso tá ficando ainda mais complicado porque eles se multiplicam fácil e rapidamente. Então, sim... Castrar continua sendo o melhor remédio até então.

* Alguns alimentos são mais que permitidos para os coelhos e outro nem um pouco, vejam bem:
   PODE - Alfafa em cubos; Cenouras e um pouco de suas folhas; Couve-Flor (1x por semana); Beterraba em pequena quantidade (sem sal, pelamor); Brócolis e suas folhas (a cada 15 dias); Repolho (moderadamente, pois pode causar diarreia); Couve de bruxelas, suas folhos e brotos (moderadamente); Couve (2x por semana); Aipo e suas folhas; Chicória; Vagem; Rabanete (moderadamente); Pimentões verdes, amarelos e vermelhos (à vontade, oba!); Abóbora (moderadamente); Espinafre (uma ocasião ou outra, ok?); Almeirão; Feno; Ameixas (sem caroço); Amoras e suas folhas; Ananás (bem pouquinho, do tamanho de sua unha apenas. Só para auxiliar no processo de eliminação das bolas de pelos); Abacaxi; Banana (moderadamente); Cereja; Kiwi; Maçã (sem casca e sem sementes); Mamão-papaia (apenas um pouquinho, do tamanho de sua unha também); Manga (sem caroço e sem casca); Melancia (sem sementes e sem casca); Melão (sem sementes e sem casca); Morangos e suas folhas; Pêra (bem cortadinha); Pêssego - a fruta - (sem casca, por causa dos pelos); Uvas (sem sementes); Milho; Nozes; Castanha; Folha de Goiabeira (só as novinhas, tá?); Já as ervas que são liberadas são: Basílico; Calêndula; Camomila; Coentro; Dente-de-Leão; Funcho; Hortelã; Lavanda; Merugem; Milefólio; Rosmaninho; Salsa; Sálvia; Tomilho; Trevo.
Obs.: É recomendável dar de 2 à 3 verduras/legumes no mínimo, assim não faltará nutrientes para a saúde de seu mini coelho. Lembrando ainda que, folhas escuras são sempre as melhores opções! Ah, lave MUITO bem todos os itens citados!!!
    PROIBIDO - Alface; Alfavaca dos montes; Anêmonas; Folhas de Seringueira; Batata; Beladona; Camélia; Cavalinha; Cicuta; Dedaleira; Erva-leiteira; Escrofulária-nodosa; Espinafre; Ervilha; Feijão verde; Fetos; Giesta; Jarro dos Campos; Laurisilva; Leguminosas secas; Lírios do Vale; Meimendro Negro; Mostarda-dos-campos; Papoulas; Ranúnculo; Ruibarbo; Tremoço; Trovisco etc.
Obs.: Cuidado com as folhas claras, elas geralmente são proibidas!

* Coelhos não costumam gritar, então se ele soltar um ou vários gritos é porque está com muita dor. Neste caso, procure um veterinário especializado em animais silvestres o quanto antes (em caráter de urgência!).

* Dê amor, carinho e brinque com seu mini coelho. Eles são animais extremamente sensíveis e carinhosos, gostam de dar mordidinhas e lambidinhas para mostrar que nos amam. Então cuide muitíssimo bem dele!!!


Se você se interessou, saiba que tem inúmerosssss mini coelhos precisando de um lar: sim, estão para adoção responsável!!! Entrem nessas duas páginas e falem com seus administradores, eles estão sempre divulgando os peludinhos que estão à procura de um lar, amor e uma família de verdade.

Coelhândia --------------- Adote um Orelhudo

Posso dizer a vocês que é uma delícia ter um mini coelho, apesar do mega trabalho e de alguns gastos necessários... Amo meu filho Amadeu... Meu pretinho safado! Espero que vocês tenham gostado deste artigo!!! Logo que adotei ele, sempre procurava por artigos desse gênero, pois estava perdidinha neste quesito... Agora já posso me considerar uma Super Mãe hahaha.














                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                       
                                                                                     
              





Gostaram das fotos? É o Amadeu, em algumas sozinho, e em outras... Com a Lola ou o Fred! Amo muito!!!! Adote vocês também.
Beijoooo, bonitezassss!!!

3 comentários:

  1. Gabiii, adotei uma lionhead de 5 anos, Dara! Safadíssimaaaaa.queria saber uma coisa, no início o Amadeu se recusava a ir p o colo? Ela está assustada, qqr movimento q faço ela pula. Só deixa denguinho lafo a lado. Sem colo.
    Valeu pelo posttt. Me ajudou mt

    ResponderExcluir
  2. Obrigada quem é dona do site me ajudou muito

    ResponderExcluir
  3. Porque eu queria saber o que usava você me ajudou kuito

    ResponderExcluir

INSTAGRAM